Noticiada com maior frequência nos últimos anos, a crise hídrica tem feito com que governantes, empresas e a sociedade em geral comecem a pensar com maior responsabilidade no reuso da água no Brasil.
Embora nosso país seja rico em água potável, em virtude do abuso quanto ao consumo, aumento da população e sobretudo das variações climáticas imprevisíveis, diversas cidades brasileiras sofreram terrivelmente com falta de água até mesmo para beber.
Todas essas consequências são mais que suficientes para que a sociedade se mobilize, fazendo com que o Brasil avance nas políticas de gerenciamento dos recursos hídricos e evite os indesejáveis racionamentos, situação que prejudica empresas e lares.
Para garantir bons resultados, é preciso que toda sociedade esteja engajada quanto ao uso consciente da água, isso envolve empresas e pessoas.
Pelo fato de as empresas (geralmente indústrias) demandarem grande quantidade de água no processo produtivo, é interessante fazer uma análise detalhada de cada etapa do processo produtivo, identificado em quais situações é possível reaproveitar a água sem comprometer a qualidade.
Embora isso pareça difícil em um primeiro momento, trata-se de uma realidade plenamente possível (e já aplicada) por muitas empresas no Brasil.
Entre as empresas que se destacam na gestão exemplar dos recursos hídricos, estão:
Além dessas, empresas de médio e pequeno porte receberam nos últimos anos o Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso da Água, que busca conhecer, difundir e homenagear as melhores práticas no que se refere à gestão de recursos hídricos.
Além de estabelecer um compromisso de responsabilidade ambiental, contribuindo para a preservação do planeta, as empresas que investem na correta gestão da água usufruem de importantes benefícios, tais como:
Também nos lares é indispensável que seja estabelecido um compromisso ao utilizar os recursos hídricos de forma consciente, identificando situações onde é possível o reuso da água. Entre essas situações, algumas são:
Ela pode ser reutilizada no preparo do arroz, de sopas ou para cozinhar o feijão. Além de contribuir com o planeta, os alimentos ficarão muito mais saborosos;
Basta deixar um balde embaixo da torneira enquanto lava-se as verduras ou legumes e depois reutilizar essa água para aguar plantas ou lavar o chão, por exemplo.
Especialistas em tecnologias desenvolvidas para a reutilização da água garantem que tanto nas empresas quanto nos domicílios é perfeitamente possível adotar medidas simples que diminuam o consumo.
Entretanto, é necessário que esses projetos sejam colocados em prática por instituições públicas, empresas privadas e até mesmo cada cidadão, fazendo com que a preocupação quanto aos recursos hídricos seja uma questão básica nos processos produtivos e no nosso dia a dia.