O dia 10 de março nos traz um lembrete: é dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.
A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar a população sobre os riscos da falta de atividades físicas.
Para falar sobre o assunto escolhemos a educadora física Janaína Siena, que há 10 anos é instrutora de Ginástica Laboral na Tamarana Tecnologia Ambiental, confira.
Uma pessoa sedentária é aquela que não pratica nenhum tipo de atividade física regularmente.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pessoa adulta deve dar pelo menos dez mil passos por dia para ser considerado ativo.
A falta de exercícios físicos pode trazer inúmeros prejuízos para o corpo como:
A falta de atividade física está relacionada a problemas de saúde de todos os gêneros, mas como evitar isso no dia a dia, de forma prática e com pouco tempo disponível?
A atividade física inclui o tempo de locomoção (por exemplo, caminhar ou andar de bicicleta), serviços domésticos, jogos, esportes e exercício planejado, que devem ser feitos diariamente, em companhia de um profissional capacitado e de preferência junto aos familiares, amigos ou grupos da comunidade.
Quais são as dicas básicas para quem quer sair da vida sedentária e tem dificuldade de adotar uma rotina mais regrada e benéfica à saúde?
Para se tornar ativo, a primeira regra é se conscientizar sobre a importância da atividade física.
Em seguida, planeje seus dias e horários, escolha atividades prazerosas. No início é difícil, depois você irá sentir mais energia, inclusive para trabalhar.
Dica importante além da persistência, regularidade é fundamental. Saia da zona de conforto abra mão de hábitos como usar somente elevador, utilize menos o automóvel para o deslocamento em pequenas distâncias, etc.
O mais importante antes de iniciar qualquer atividade é passar por uma avaliação médica.
Quais são os maiores benefícios da prática de exercício físico, a curto e a longo prazo?
Em curto prazo você percebe uma sensação de bem estar, com mais energia, mais disposição para as atividades diárias, melhoria na qualidade do sono e do humor.
Em longo prazo há o fortalecimento muscular e articular; maior longevidade e qualidade de vida; menor risco de desenvolver hipertensão arterial e diabetes tipo 2 e auxílio no controle do peso corporal.
Qual é o papel do educador físico no combate ao sedentarismo?
O professor de educação física tem a missão de promover a saúde das pessoas e é uma peça fundamental na prevenção de alguns tipos de doenças.
A Tamarana Tecnologia Ambiental é uma empresa muito preocupada com a saúde e bem estar dos colaboradores e por isso há 10 anos implantou a prática da ginástica laboral, fale um pouco deste trabalho realizado na empresa.
Há dez anos foi implantado o Programa de Ginástica Laboral na Tamarana, e de lá para cá é visível a evolução, hoje a maioria dos funcionários não vê a Ginástica Laboral como obrigação, mais entende os seus benefícios e a vê de forma preventiva.
Na Tamarana o Programa é diário, dividido por setores e turnos diferentes, atendendo a individualidade e necessidade dos mesmos. Na Tamarana a G.L é dividida em duas formas de execução.
A GLP (Ginástica Laboral Preparatória) é executada durante a jornada de trabalho objetivando o “despertar” dos funcionários para as atividades do dia a dia (Martin, 2005 e Lima 2007).
Já a GLC (Ginástica Laboral Compensatória) é executada durante a jornada de trabalho para “compensar” os efeitos negativos da fadiga localizada em geral (Martins, 2005 e Lima, 2007)
As aulas são planejadas de acordo com o laudo ergonômico da empresa, o projeto de GL é anual atingindo resultados em longo prazo, o programa também trabalha com a Educação para a Saúde fornecendo informações sobre a importância de praticar a atividade física, evitar o sedentarismo, adotar hábitos saudáveis, além de conhecimentos sobre a saúde como cuidados posturais, benefícios do alongamento e do fortalecimento, Ergonomia, NR17, Avaliação de IMC, que serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado. Teste de flexibilidade (Banco de Wells) para medir a amplitude do alongamento da parte posterior do tronco e pernas.
Visto a necessidade de alguns setores foi implantado um projeto que abrange a parte Postural e organizacional das estruturas musculoesqueléticas e do próprio corpo.
Ao final é feito a elaboração de um relatório das atividades e resultados com os dados obtidos sobre, a coleta de adesão, melhoras alcançadas e a freqüência mensal.
Quais os principais benefícios obtidos com a prática da ginástica laboral, tanto para empresa quanto para o colaborador.
Os benefícios para a empresa que adota esse tipo de programa, como forma preventiva, e qualidade vida tem a capacidade de dar retornos positivos, como:
E para os colaboradores é esperado que os praticantes sintam-se menos limitados em aspectos físicos e sintam aumentar a vitalidade, pois no caso da G.L as atividades contribuem para o aumento da Flexibilidade, alivia o Estresse, melhora a postura corporal, diminui as tensões adquiridas no trabalho, previne doenças causadas por traumas cumulativos e diminui as dores.